Será que você está cuidando bem da saúde dos seus pulmões? Fique atento a esses 3 sinais de que você precisa mudar seus hábitos no dia a dia.
Entendendo as principais funções dos pulmões
Quando você pensa nos pulmões, logo vem à mente a palavra respiração, certo? No entanto, suas funções vão muito além disso. Por exemplo, vale destacar que os pulmões são responsáveis pela importante tarefa de fazerem as trocas gasosas com o ambiente em que estamos. Ou seja, eles fazem a filtragem do ar que respiramos e levam o que há de mais puro possível para manter o bom funcionamento do nosso corpo. Dessa forma, são os pulmões que trazem o oxigênio para o nosso sangue, o qual será bombeado milhares de vezes pelo coração.
Nesse contexto, a American Lung Association (2021) nos lembra que os pulmões desempenham outros papeis como:
- ” Trazer o ar para a temperatura corporal adequada, o hidratando até o nível de umidade adequado.
- Ajudar no apoio ao seu sentido de olfato
- Proteger seu corpo de substâncias nocivas. Entre os casos mais evidentes dessa proteção podemos destacar os momentos em que você acaba tossindo, espirrando ou engolindo”.
O impacto da saúde dos pulmões na sua qualidade de vida
Como vimos, os pulmões tem um papel vital no corpo humano, que vai muito além da respiração, uma vez que eles atuam para a manutenção do equilíbrio geral de nosso organismo. Deste modo, quando há uma doença ou condição externa afetando os seus pulmões, as consequências podem ser graves. Nesse sentido, podemos falar de dificuldades respiratórias e cansaço fácil, até crises extremas de falta de ar. Fatores como esse impactam de maneira significativa a qualidade de vida de muitas pessoas, fazendo com que muitas delas se privem de atividades por limitações relacionadas a boa saúde dos pulmões.
Pandemia: Coronavírus X Pulmões
Em um momento tão delicado como o que estamos vivendo, é fundamental prestar atenção aos cuidados como o uso de máscara, álcool em gel e claro, o distanciamento social.
Porém, mesmo respeitando as medidas, muitas pessoas acabam contraindo o vírus, já que sua transmissão é muito fácil e pode ser assintomática dependendo do caso.
Assim, o que resta é sempre ficar atento e seguir as recomendações dos órgãos de saúde e ter o máximo de cuidado no contato com outras pessoas, inclusive em casa.
Dito isso, já que podemos nos proteger mas não totalmente exterminar com a propagação do vírus, o que está ao nosso alcance é o nosso próprio cuidado. Isso significa que fazer o máximo para manter o seu organismo em boas condições também é uma medida preventiva.
Sendo assim, no post de hoje estamos abordando a saúde dos pulmões, um dos órgãos que podem ser atacados gravemente pelo coronavírus e deixar sequelas graves ou somar-se a outros sintomas e levar a fatalidades.
Antes de iniciarmos as dicas, é válido salientar que nenhuma delas substitui as recomendações oficiais das instituições de saúde ou imuniza você contra a doença. Nosso objetivo é mostrar mais um cuidado que pode complementar as regras e ser útil para manter o seu corpo mais saudável.
Preparado para olhar para hábitos comuns e buscar uma mudança na sua rotina? Vamos lá!
3 sinais de que você precisa cuidar melhor do seu pulmão
Entre as recomendações mais populares para manter os pulmões saudáveis está o fato de não fumar e evitar situações em que você acabe se tornando fumante passivo. Sim, essas medidas são super importantes; contudo, há mais fatores que influenciam no funcionamento do sistema respiratório. O mais curioso é que esses inimigos da saúde podem estar escondidos no seu dia a dia e você nem perceba.
Por isso, fique atento e confira os 3 sinais de que você precisa cuidar melhor do seu pulmão:
Saúde na prática: o que posso fazer para proteger meus pulmões?
Depois de olharmos para esses sinais, é hora de partir para a ação, não é mesmo? Preparamos estratégias que podem lhe ajudar a mudar seus hábitos em relação a cada um dos 3 sinais, confira:
* Para se hidratar bem e se acostumar a ingerir mais água no dia a dia, que tal adicionar gotinhas de limão ou frutas para saborizar a sua água?
Outra boa estratégia é andar com garrafinhas e ter consciência de que você precisa tomar um número específico de garrafinhas por dia para atingir a meta diária.
Sabia que a tecnologia também pode lhe auxiliar nessa tarefa? Existem aplicativos específicos que ajudam a controlar a hidratação e ajudam o processo a ficar mais fácil.
* Um ponto para ficar sempre atento é que a sensação de “estar bem” não é motivo para evitar a realização de exames periódicos. A necessidade desses testes e do acompanhamento profissional acontece em caráter preventivo, pois há doenças silenciosas que podem ser fatais.
* Quanto aos exercícios físicos, a sugestão é buscar uma atividade adequada para o seu condicionamento e ter a consciência de que você estará se exercitando para melhorar a sua saúde, e não por “obrigação”. Combinado?
Dica extra para ter um cuidado mais completo
Agora que vimos os 3 sinais de alerta da falta de atenção à saúde dos pulmões e as principais formas de resolver o problema no dia a dia, é hora de falarmos sobre uma questão que irá complementar tudo o que abordamos no artigo de hoje.
Você viu a sugestão da prática de atividades físicas e deseja iniciar uma nova modalidade de exercício?
Ótimo! Agora, para evitar lesões exaustão do seu corpo, a dica é consultar um profissional especializado para lhe indicar as práticas mais adequadas ao seu condicionamento físico.
Nesse sentido, uma ferramenta que ajuda médicos e pacientes nesse objetivo é o exame de ergoespirometria, um teste que mede o desempenho do coração e do pulmão durante um esforço físico.
Com esse exame, você terá informações sobre o seu consumo de oxigênio durante o exercício e também dados sobre sua frequência respiratória, cardíaca.
Para saber mais sobre o exame, basta acessar o site da Clínica ADS ou entrar em contato com nossa equipe. Nossos profissionais estão à disposição e sempre preparados para lhe auxiliar.
Deixe um comentário