Quer turbinar a produtividade? Hoje vamos mostrar uma solução simples que você pode usar agora mesmo. Conheça os alimentos que vão te fazer render mais no dia a dia!
O que você irá encontrar aqui
* O poder dos alimentos para o bom desempenho
* Entendendo as funções dos nutrientes
* Lista: alimentos que aumentam a produtividade
para
O poder dos alimentos para o bom desempenho
Como os alimentos são o combustível para o funcionamento do nosso corpo, é importante que cada um de nós esteja “abastecido” com recursos de qualidade, ou seja, uma boa alimentação. Isso significa que ter um cardápio equilibrado é um dos passos mais importantes para aproveitar todos os benefícios que os alimentos podem trazer para aumentar a sua performance. Nesse sentido, a dica vai ultrapassa as questões de desempenho no trabalho, ela impacta também na sua atuação em casa, interações pessoais e auxilia para uma maior agilidade de raciocínio.
Além disso, quando se fala em desempenho e produtividade no trabalho, logo vem à tona as questões de cuidados com o cérebro, de modo que é preciso prestarmos atenção a diversos pontos quando se trata deste órgão tão importante. Entre os tópicos de maior destaque quando se fala em cérebro e produtividade, obviamente, é necessário pensarmos na alimentação, outrossim, o estado emocional do indivíduo também é uma questão digna de nota.
Agora, uma curiosidade interessante é que os alimentos também podem ter efeitos sobre as emoções que uma pessoa sente, fazendo como que sentimentos e nutrição estejam ligados entre si.
Nas seções a seguir, você verá informações aprofundadas e dicas úteis que irão lhe auxiliar a aproveitar os benefícios da alimentação para o aumento da sua produtividade.
Entendendo as funções dos nutrientes
Antes de falarmos em alimentos para melhorar o seu rendimento, é válido tratarmos da base que sustenta todo o assunto: os nutrientes. Sendo assim, selecionamos uma das colocações mais didáticas sobre a definição do termo, confira:
“Os nutrientes são todas as substâncias encontradas nos alimentos, que são úteis para o metabolismo e indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais dos organismos vivos, e consequentemente, para a boa manutenção da saúde”.
Aplicando ao nosso caso, é possível entender que os nutrientes causam efeitos no nosso corpo, os quais podem ser grandes aliados para proporcionar maiores níveis de produtividade em nossa atuação diária.
Lista: alimentos que aumentam a produtividade
Agora que você já sabe a função dos nutrientes no organismo, vamos conferir uma seleção especial com os melhores alimentos (e nutrientes) que auxiliam para que você tenha mais eficiência todos os dias.
1. Berinjela: a hortaliça tem substâncias como a vitamina B6 que colaboram para a diminuição do cansaço mental além de possuir propriedades que colaboram para a proteção das células contra o envelhecimento.
2. Morango: possui um nutriente chamado fisetina, que é benéfico para a otimização da memória.
3. Iogurte natural e kefir: são fontes de tirosina, uma substância que auxilia na produção de dopamina e noradrenalina, que causam uma sensação de bem-estar e proporcionam mais foco.
4. Peixes como salmão, sardinha e atum: são fontes de ômega-3, uma gordura boa que colabora para o bom funcionamento da memória e que pode ser útil para a redução da ansiedade.
5. Oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes: além de darem mais energia para o funcionamento do cérebro, estes alimentos contribuem para o controle nos níveis de açúcar em nosso organismo.
* Fique atento: café e chocolate amargo também são alimentos que auxiliam a aumentar a produtividade, contudo, tenha cuidado e consuma estas e outras opções com moderação.
Dicas extras para lembrar sempre
Para aumentar o poder dos alimentos na produtividade, a dica é incluir a prática de exercícios no seu dia a dia. Mesmo que essa recomendação seja amplamente divulgada, é hora de sabermos quais são os principais motivos que fundamentam a dica.
Por exemplo, você sabia que quando nos exercitamos, nosso corpo libera neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios) que ajudam a aumentar nossa atividade cerebral e ter mais disposição ao longo do tempo em que estamos ativos? Neurotransmissores como noradrenalina, serotonina e endorfina atuam significativamente para o surgimento das sensações que descrevemos acima.
Se você gostou deste artigo, nossa sugestão é que você veja também esta publicação sobre os 8 Alimentos que turbinam o cérebro e melhoram a memória aqui no blog da Clínica ADS.
Deixe um comentário