A todo instante, cada uma de nossas células precisa receber o oxigênio que é liberado pelo sangue.
Nesse processo, o coração tem um papel fundamental, pois é ele quem bombeia o sangue que percorre os milhares de quilômetros de veias e capilares do corpo humano. Hoje vamos falar sobre o profissional que atua nesta área, o cardiologista.
O que veremos no artigo de hoje:
- Quem é o cardiologista
- Funções de um especialista em cardiologia
- Qual é a formação de um cardiologista
- Quais são as etapas que o futuro profissional deve cumprir para se tornar um especialista em cardiologia?
- A Cardiologia na Clínica ADS
1. Quem é o cardiologista?
O médico cardiologista é um especialista com formação avançada em diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sistema cardiovascular.
Tendo em vista que as doenças relacionadas ao coração estão entre as principais causas de morte em nível mundial, o papel do médico cardiologista é vital no campo da saúde.
1.1 Funções de um especialista em cardiologia
Considerando que especialista em cardiologia cuida de um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, é interessante notar algumas das principais atribuições deste profissional no dia a dia das rotinas médicas.
Entre as funções mais notáveis dos médicos cardiologistas está sua atuação em prol da identificação de fatores de risco para determinadas doenças cardíacas, o que auxilia na sua prevenção e tratamento de manifestações iniciais de doenças mais graves.
Além do diagnóstico e tratamento de problemas cardiovasculares, é dever do especialista em cardiologia recomendar exames preventivos (como o ECG e o ecocardiograma) bem como fornecer aconselhamento ao paciente.
Outra frente de atuação dos médicos cardiologistas está relacionada com a assistência aos pacientes em casos de reabilitação cardíaca, o que envolve uma atuação multidisciplinar a fim de promover mais saúde aos cardiopatas (pessoas que possuem algum tipo de doença cardíaca).
2. Qual é a formação de um cardiologista
Como qualquer outro trabalho, entrar no campo da cardiologia exige experiência acadêmica e treinamento intenso. De fato, tornar-se um cardiologista não é uma tarefa fácil; no entanto, com muito trabalho e dedicação, é possível obter o tão sonhado título.
2.1 Quais são as etapas que o futuro profissional deve cumprir para se tornar um especialista em cardiologia?
Para responder a pergunta que intitula essa seção, é preciso ter uma noção dos principais passos a serem cumpridos por quem almeja se tornar um médico cardiologista.
Primeiramente, é preciso ingressar em uma universidade e concluir o curso de medicina, que leva em média, um período de 6 anos. Entre os pré-requisitos para o profissional poder fazer a residência em cardiologia, além da graduação completa, é preciso ter uma especialização em clínica médica.
Cumpridas essas duas exigências, o candidato estará apto a se inscrever no processo seletivo para fazer a residência em cardiologia. Somente após a aprovação no processo é ele poderá iniciar uma jornada de 24 meses rumo a sua especialização em cardiologia. Para além desses requisitos, é necessário que o profissional já se tenha seu registro no Conselho Regional de Medicina.
Considerando todas estas etapas, é possível entender que tornar-se um médico cardiologista é um processo longo e desafiador. No entanto, ajudar a salvar vidas todos os dias é algo que, no final, faz com que o trabalho e os anos de estudos tornem-se gratificantes.
3. A Cardiologia na Clínica ADS
Uma das maiores expertises da Clínica ADS é a investigação diagnóstica cardiovascular. Através de um cuidado especial com cada detalhe, nossos profissionais atuam com excelência nas diferentes especialidades dentro da cardiologia. Nossos médicos trabalham de forma dinâmica a fim de promoverem um atendimento ágil para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sistema cardiovascular.
Cada um dos 12 especialistas em cardiologia da Clínica ADS estão comprometidos com uma abordagem individual e atenciosa, de modo que cada paciente é tratado com um acompanhamento exclusivo.
Nossos especialistas em cardiologia são altamente qualificados e preparados para prevenir, identificar e tratar os diferentes tipos de patologias relacionadas ao coração.
Além disso, nosso corpo clínico conta com profissionais que trabalham de maneira ainda mais específica, se dedicando a áreas como a cardio-oncologia e a cardiopediatria. Com o propósito de oferecer um assistência ainda mais completa para os pacientes, a Clínica ADS também proporciona atendimento em arritimologia e em áreas relacionadas ao sistema cardio vascular, tais como a angiologia.
Quer saber mais sobre as especialidades avançadas em cardiologia da Clínica ADS? Acesse o site clinicaads.com.br e conheça todas as inovações que temos para oferecer o que há de melhor e mais avançado em cuidados com a saúde.
Deixe um comentário