Em contrapartida ao senso comum, visitar o cardiologista não é uma necessidade exclusiva dos adultos. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.
O que você irá encontrar no artigo de hoje:
1. Entendendo o contexto e as estatísticas sobre o assunto
1.2 O que é a cardiologia infantil?
2. Quem é o cardiologista pediátrico?
2.1 Quais são as principais funções de um cardiologista infantil?
3. Para ficar atento: 5 sinais de que seu filho pode precisar de um cardiologista pediátrico
4. A dica que você precisa se lembrar sempre: como escolher um cardiologista infantil?
_______________________________________
1. Entendendo o contexto e as estatísticas sobre o assunto
Antes de mais nada, um dos primeiros passos para entender a cardiologia infantil e sua importância é lembrarmos que, ao contrário do senso comum, visitar o cardiologista não é apenas uma necessidade para adultos.
Muitos pensam que como as crianças são jovens, elas não possuem a necessidade de fazerem visitas periódicas ao médico. No entanto, essa é uma falta grave, pois as estatísticas no Brasil e no mundo (em especial quanto a doenças cardíacas) definitivamente inspiram cuidados.
Você sabia, por exemplo, que o Ministério da Saúde aponta o nascimento anual de quase 30 mil crianças com doenças cardíacas adquiridas logo ao nascer? Nesse ínterim, o relatório apresentado pelo Ministério também traz a informação de que as chamadas “cardiopatias congênitas” são responsáveis por 6% da mortalidade infantil antes dos 12 meses de vida.
De maneira idêntica, as estatísticas internacionais sobre problemas relacionados a cardiologia pediátrica trazem a tona uma realidade preocupante. Em um artigo recente, a Associação Pan-americana de Saúde (OPAS) declara que ” a cada ano, cerca de 8 milhões de recém-nascidos no mundo nascem com um grave defeito ou anomalia congênita”. Além disso, as pesquisas feitas pela OPAS também apontam que mais de 37% destes recém-nascidos não chegam a completar os 5 anos de idade.
1.2 O que é a cardiologia infantil?
Agora que você já entende mais sobre o cenário atual do assunto, fica mais fácil compreender o que é a cardiologia pediátrica e por que ela é uma área de extrema importância para a saúde das crianças.
A cardiologia infantil é uma especialidade médica que tem como principais objetivos prevenir e tratar doenças cardiológicas em pacientes pediátricos. Embora o campo de atuação tenha foco nos pacientes menores, sua abrangência compreende diferentes faixas etárias. Em outras palavras, pode-se dizer que a cardiologia infantil pode ir desde o acompanhamento pré-natal até o início da idade adulta.
2. Quem é o cardiologista pediátrico?
O cardiologista infantil é um médico especializado na detecção de anomalias e problemas na estrutura do coração dos pacientes pediátricos, atuando inclusive na detecção de disfunções no sistema cardiovascular dos pequenos.
A formação cardíaca de crianças tem inúmeras diferenças em comparação aos adultos, que vão desde aspectos relacionados ao ritmo dos batimentos e frequência cardíaca, até características como o tamanho e peso do músculo do coração.
Como as variações são inúmeras, um diagnóstico completo e adequado requer o auxílio de um profissional que tenha aprofundado seus conhecimentos na área.
Ou seja, surge a necessidade de um cardiologista infantil. Devido a sua especialização na área, este médico está preparado para avaliar a gravidade de quaisquer problemas encontrados e escolher as melhores estratégias para lidar com cada um deles.
Além disso, especialistas como esse também podem trabalhar em parceria com o pediatra a fim de promover um tratamento completo e integrado para a saúde da criança.
2.1 Quais são as principais funções de um cardiologista infantil?
Tendo em vista que o sistema cardíaco das crianças requer tratamentos específicos que diferem de acordo com cada faixa etária, o cardiologista infantil é quem atua para promover cuidado de qualidade para as diferentes patologias ligadas a esse sistema tão importante do corpo.
Portanto, as principais responsabilidades do cardiologista pediátrico fazem com que ele seja um médico que:
– Acompanha o desenvolvimento da criança desde o ventre, atuando de maneira decisiva para identificar a tendência de o paciente desenvolver problemas cardíacos
– solicita e faz a interpretação de exames laboratoriais ou de imagem;
– executa exames físicos, tais como a medição da pressão arterial e sinais vitais;
– avalia a necessidade de cirurgias para correção de disfunções no coração;
– diagnostica e prescreve o tratamento para cardiopatias congênitas (doenças cardíacas com as quais a criança já nasceu) ou problemas que foram adquiridos com o passar do tempo.
Além disso, é interessante colocar que entre as doenças mais comuns detectadas pelos cardiologistas pediátricos estão o famoso “sopro no coração”, anormalidades no ritmo cardíaco (arritmias), crescimento anormal do músculo cardíaco e problemas de pressão arterial.
3. Para ficar atento: 5 sinais de que o seu filho pode precisar de um cardiologista pediátrico
De acordo com o que vimos ao longo deste artigo, podemos perceber que os cuidados com a saúde cardíaca infantil são essenciais, não é mesmo?
A consulta com este tipo de especialista em cardiologia é um fator essencial para a prevenção e acompanhamento de doenças no coração, uma vez que a área abrange cuidados desde o desenvolvimento fetal até as demais etapas da vida de uma criança.
Sendo assim, confira agora 5 sinais importantes que podem indicar a necessidade de levar o seu filho para uma consulta com um cardiologista pediátrico.
– Pele azulada nos bebês (sintoma conhecido como cianose);
– falta de ar em repouso ou durante as mamadas;
– batimentos cardíacos muito rápidos ou muito lentos;
– cansaço mais facilidade que outras crianças;
– sensação tontura e ocorrência de desmaios.
4. A dica que você precisa se lembrar sempre: como escolher um cardiologista infantil?
1. Verifique a reputação do cardiologista pediátrico;
2. consulte se o especialista tem experiência em atender crianças da faixa etária do seu filho;
3. procure saber mais sobre o local de atendimento e a estrutura a qual o médico está associado. Dessa forma, você poderá avaliar a disponibilidade de recursos e a agilidade para realização e avaliação de eventuais exames.
Quer saber mais sobre a cardiologia infantil na prática?
Acesse o portal da Clínica ADS e conheça a nossa especialista no assunto, a Dra. Vivane Thomé.
Para informações mais detalhadas, você pode consultar a página especial sobre cardio pediatria no site da Clínica ADS e conhecer os principais instrumentos utilizados para o diagnóstico de problemas cardiológicos em crianças. Confira o conteúdo completo em clinicaads.com.br/especialidades/cardio-pediatria/.
Deixe um comentário