Carboidratos à noite engorda?

Comer carboidratos à noite engorda?

Será que comer carboidratos à noite realmente engorda? Veja o post e confira se o carboidrato é realmente um inimigo para quem está tentando emagrecer.

O que você encontrará nesse artigo

1. Antes de pensar em carboidratos à noite: Relembrando a pirâmide alimentar
2. O que são e para que servem os carboidratos?
2.1 Principais tipos de carboidratos
3. Desvendando o mito dos carboidratos
3.1 Comer carboidratos à noite engorda?
4. Lembre-se disso e use os carboidratos ao seu favor na dieta

1. Antes de pensar em carboidratos à noite: Relembrando a pirâmide alimentar

Antes de começarmos a falar sobre a questão dos carboidratos e ganho de peso, vamos retomar um princípio básico, a pirâmide alimentar.

Primeiramente, é bom lembrar que a pirâmide alimentar foi criada com base em rigorosos estudos e recomendações de nutricionistas reconhecidos na área da saúde. Isto posto, é consenso que cada parte que integra a figura tem um papel a cumprir, fazendo com que cada grupo seja importante.

Nesse ínterim, quando observamos a pirâmide é possível perceber a relevância dos carboidratos na alimentação, já que o grupo está localizado na base do triângulo.

 

Carboidratos dica: Pirâmide alimentar atualizada
Contudo, ao longo do tempo, muitas dietas foram surgindo e mitos sobre a alimentação acabaram sendo criados. Entre os principais está o mito de que “comer carboidrato à noite engorda”.

Quer saber mais? Nos próximos parágrafos vamos entender mais detalhes sobre a questão e acabar de vez com o mito sobre os carboidratos

2. O que são e para que servem os carboidratos?

De modo geral, é interessante destacar que os carboidratos são divididos em diferentes tipos, de modo que cada um deles tem propriedades únicas. Vamos começar com uma definição simplificada para, na sequência, nos aprofundarmos no assunto.

Portanto, de acordo com o site do Ministério da Saúde, “o carboidrato é um nutriente presente no grupo dos alimentos energéticos, ou seja, gera a energia que o corpo precisa para funcionar bem”.

Assim, eles atuam em todos os sistemas do nosso corpo, tendo funções como o auxílio na preservação muscular e manutenção do sistema imunológico.

2.1 Principais tipos de carboidratos

Agora que já entendemos as principais definições, é hora de nos concentrarmos nos pontos específicos que falamos no tópico anterior.

Por exemplo, você sabia que existem dois tipos diferentes de carboidratos? Confira as principais diferenças entre cada um deles.

* Carboidratos simples: mais fáceis de digerir, não fornecem saciedade e aumentam os níveis de açúcar no sangue rapidamente (alto índice glicêmico). São encontrados em alimentos como macarrão, biscoitos doces, açúcar branco, etc.

* Carboidratos complexos: digestão mais lenta e baixo índice glicêmico. Encontrados em alimentos como arroz integral, aveia, pães integrais e grão de bico.

Dica: Entenda mais sobre o índice glicêmico com este artigo exclusivo na seção “nutrição” aqui do nosso blog.

3. Desvendando os carboidratos

Para acabar com um dos mitos mais populares da alimentação, que tal ligarmos os pontos que vimos até aqui?

Em primeiro lugar, tendo em mente que os carboidratos simples não fornecem tanta saciedade, a falta de uma dieta equilibrada pode causar um consumo maior do que o necessário de alimentos deste tipo.

Dessa forma, considerando que os carboidratos são uma fonte de energia, quando consumidos de maneira excessiva, eles acabam sendo estocados sob forma de gordura em nosso corpo.
Assim, quando a energia excedente não é gasta, acaba ocorrendo o ganho de peso.

3.1 Comer carboidratos à noite engorda?

Quando se fala em emagrecimento, um fator é primordial: o déficit calórico. Ou seja, é preciso queimar mais energia do que se consome.

Portanto, no final do dia, é o quadro geral que importa. Por exemplo, imagine se alguém deixar de comer carboidratos à noite mas consumir altas quantidades durante o dia? É uma conta que não faz sentido. A dica aqui é ficar sempre atento à qualidade e à quantidade de tudo o que você consome.

Sendo assim, se você gosta de comer carboidratos à noite, que tal montar uma refeição equilibrada usando alimentos desse grupo que dão mais saciedade?

4. Lembre-se disso e use os carboidratos ao seu favor na dieta

Com base no que vimos hoje, é possível perceber o grande mito sobre a famosa pergunta “comer carboidrato à noite engorda?”.

Em conclusão, você pode sim usar os carboidratos na sua rotina diária. Basta lembrar de fazer escolhas de qualidade em cada refeição e aliar uma alimentação balanceada à prática de atividades físicas.

Gostou das dicas? Siga a Clínica ADS nas redes sociais e confira nossos conteúdos e atualizações sobre saúde no dia a dia.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Clínica ADS Cardiovascular
Enviar via Whatsapp