Será que ter uma dieta livre de colesterol faz bem à saúde? Veja a resposta e os detalhes completos sobre o assunto no artigo de hoje.
Colesterol: o que é?
Antes de mais nada, é válido destacar que o colesterol é muito mais do que simplesmente gordura. Nesse sentido, portais como o Medline Plus, destacam que além de ser encontrado em todo o corpo, o colesterol é fundamental para a manutenção da vida, ajudando inclusive a manter a integridade de nossas células.
Fora sua utilidade em nível celular, o colesterol também colabora para a produção de hormônios, substâncias digestivas e atua na produção de Vitamina D. Porém, mesmo se tratando de um elemento importante para o organismo, seu excesso é prejudicial.
O colesterol no corpo
Após entendermos essa definição inicial do tema, é interessante falar dos dois tipos de colesterol: o colesterol ruim (LDL) e o colesterol bom (HDL).
Enquanto o colesterol ruim tende a se acumular no corpo, estando ligado ao risco de problemas cardíacos e de circulação; o colesterol bom auxilia no bom funcionamento do nossos sistemas como um todo.
Assim, é preciso considerar o equilíbrio, visto que uma dieta balanceada inclui quantidades adequadas de colesterol no dia a dia.
Perguntas sobre colesterol que você precisa saber a resposta
Agora que você já sabe mais sobre o que é o colesterol e a importância que ele tem para o nosso corpo, é hora de acabar de vez com as dúvidas sobre o assunto. Confira a sessão que preparamos com 3 questões que costumam gerar dúvidas entre os pacientes.
Quais alimentos aumentam o colesterol ruim?
- Carnes gordurosas e embutidos
- Preparos fritos
- Cookies, doces e sobremesas que tenham muita gordura saturada
Pessoas magras podem ter colesterol alto?
Sim. Independente do peso, quem consome muitos alimentos gordurosos está sujeito ao aumento do colesterol ruim e suas respectivas consequências.
Como diminuir o colesterol alto?
- Além de uma dieta balanceada para reduzir o colesterol ruim, você também pode:
- Praticar mais atividades físicas
- Tomar mais água
- Ter um acompanhamento médico regular para monitorar o problema
Conclusão
De acordo com o que vimos no artigo de hoje, foi possível entender que é mito a ideia de que ter uma dieta livre de colesterol faz bem à saúde. Contudo, é preciso sempre estar atento e cuidar da rotina, pois o aumento do colesterol é um problema silencioso que pode acabar passando despercebido no dia a dia.
Por fim, também vimos que o acompanhamento da saúde é fundamental, já que o problema tende a se agravar com o passar do tempo.
Entre os principais tipos de acompanhamento a serem feitos está o atendimento com um nutricionista e um cardiologista, profissionais que podem trabalhar em conjunto e promover um tratamento integrado ao paciente.
Pensando nisso, a Clínica ADS tem uma equipe completa de especialistas em nutrição, cardiologia e conta com uma infraestrutura completa para oferecer todos os cuidados que você precisa em um só lugar.
Agende seu horário!
Deixe um comentário