Conheça as Principais Doenças Vasculares

Conheça as Principais Doenças Vasculares

As doenças vasculares são condições anormais dos vasos geralmente causadas por inflamação, fraqueza das veias das artérias ou acúmulo de depósitos de gordura no sangue.

A doença vascular é o precursor mais comum de doença cardíaca coronária e ataques cardíacos, mas pode causar acidentes vasculares cerebrais, embolias pulmonares e complicações.

Quando os vasos sanguíneos não estão funcionando corretamente, os bebês não podem obter todo oxigênio e nutrição de que precisam para se manterem saudáveis. Como o sistema vascular é tão complexo e as doenças podem aparecer em qualquer parte do corpo de diferentes maneiras.

As doenças vasculares mais comuns são:

 

Acidente vascular cerebral (AVC) – quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido por um coágulo sanguíneo ou pelo rompimento de um vaso sanguíneo;

Doença arterial periférica (DAP) – quando as artérias que levam sangue aos membros e à pelve se tornam estreitas ou bloqueadas, causando sintomas de dor, perda de função e, em casos graves, necessidade de amputação;

Aneurisma da aorta abdominal (AAA) – A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Ela sai do coração, passa pelo peito e segue rumo ao abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas. Um aneurisma de aorta abdominal (AAA) consiste de uma protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo abdômen.Com o tempo, esta protuberância na sua aorta pode tornar-se fraca e a força normal da pressão arterial pode causar a ruptura. O que, por sua vez, pode levar a fortes dores e hemorragia interna grave.

Trombose venosa profunda (TVP) – quando um coágulo sanguíneo se desenvolve nas veias profundas das pernas, podendo ser uma condição bastante dolorosa ou mesmo uma ameaça à vida, quando se desloca para uma artéria pulmonar;

Embolia pulmonar – quando um coágulo sanguíneo que se formou nas veias da perna se desloca através do coração para as artérias do pulmão. Pode causar morte ou falta de ar crônica devido a pressões arteriais pulmonares elevadas;

Insuficiência venosa crônica (IVC) – uma causa comum de dor e inchaço nas pernas, comumente associada com varizes. Ocorre quando as válvulas das veias não funcionam adequadamente e a circulação de sangue nas veias da perna é prejudicada;

Varizes – são veias com tortuosas, dilatadas e insuficientes. Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetarem as pernas e pés.

Principais Causas das Doenças Vasculares

 O risco de doença vascular aumenta com a idade, além disso, pessoas com doenças como diabetes, insuficiência arterial ou renal, podem ser mais suscetíveis a problemas nos vasos sanguíneos.

Trabalhar com ferramentas vibratórias, estar em altas temperaturas e fumar, também podem agravar problemas vasculares.

Pessoas com diabetes correm o risco de desenvolver doença cardíaca precoce e mais grave, incluindo acúmulo de gordura nas artérias: Aterosclerose, a mesma condição causa doença arterial periférica.

De maneira mais geral, o diabetes muitas vezes não ocorre completamente, desenvolve-se com outros fatores de risco para doenças vasculares, como tabagismo, pressão alta e inatividade. Todos esses fatores aumentam ainda mais o risco de doença vascular de uma pessoa.

 Tratamento e prevenção das Doenças Vasculares

 O tratamento para uma doença vascular depende de seu tipo, gravidade, seus sintomas e outros fatores e pode incluir: Mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, fazer exercícios regularmente, ter uma dieta saudável e perder peso.

Tratamentos endovasculares, opções de tratamento minimamente invasivo para certas doenças vasculares, onde inserimos pequenos cateteres de medicamentos nos vasos sanguíneos para corrigir o interior do vaso.

Cirurgia para remover a placa das artérias, contornar uma artéria obstruída ou reparar um aneurisma.

 

Converse com seu cirurgião vascular.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Clínica ADS Cardiovascular
Enviar via Whatsapp