Quando procurar um endocrinologista infantil?

O que você vai encontrar aqui

  • O que é endocrinologia infantil?
  • Qual é a importância de um endocrinologista infantil?
  • Como saber se seu filho precisa de um endocrinologista pediátrico
  • Endocrinologia infantil: distúrbios mais comuns
  • Dicas para encontrar um bom endocrinologista infantil

 

Quando se fala em endocrinologia, em especial na endocrinologia infantil, muitas pessoas se perguntam qual é a função de um médico com essa especialidade. Questões desse tipo aparecem porque geralmente a área é associada com cuidados aos adultos, de modo que nem sempre é de conhecimento comum que a área não se restringe apenas a uma faixa etária.

No artigo de hoje você vai entender os detalhes completos sobre a endocrinologia para crianças, também conhecida como endocrinopediatria ou simplesmente endocrinologia pediátrica.

O que é endocrinologia infantil?

De forma resumida, a endocrinologia pediátrica é uma especialidade médica que faz o diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados às glândulas endócrinas das crianças. Assim, acompanhando seus pacientes desde as primeiras semanas de vida até o fim da adolescência, a endocrinologia infantil trata diferentes tipos de alterações hormonais que podem aparecer durante os estágios de crescimento.

Qual é a importância de um endocrinologista infantil?

Nesse sentido, por meio de sua especialização,  o endocrinologista pediátrico é um profissional preparado para usar os princípios da endocrinologia respeitando todas as particularidades que envolvem sua administração em pacientes infantis. Assim, esse profissional tem um papel essencial para promover mais saúde e qualidade de vida no processo de desenvolvimento das crianças.

Como saber se seu filho precisa de um endocrinologista infantil?

Infância, puberdade, fase adulta. Essas são diferentes etapas de crescimento pelas quais toda a criança passa. Nesse contexto, entre os elementos mais importantes que fazem os processos acontecerem estão os hormônios, substâncias produzidas nas glândulas endócrinas.

Quando todos os hormônios estão sendo produzidos sem alterações, o crescimento e desenvolvimento acontece sem maiores problemas. Contudo, nos casos em que existem anomalias, os processos acontecem de forma não regulada ou até mesmo deixam de acontecer se não houver tratamento com um endocrinologista pediátrico.

Um exemplo de casos assim é relacionado ao hormônio GH. Responsável pelo crescimento, sua produção reduzida causa transtornos que vão desde a baixa estatura até o pouco desenvolvimento dos músculos. Após exames e uma consulta detalhada, o endocrinologista pediátrico pode receitar diferentes soluções no intuito de resolver o problema, entre elas a suplementação.

Além destas, existe uma série de outras alterações hormonais que afetam as crianças em diferentes níveis. Veja mais na seção abaixo.

Endocrinologia infantil: distúrbios mais comuns

Entre os problemas mais comuns que um endocrinologista pediátrico trata estão:

  • Obesidade
  • Diabetes
  • Alterações de crescimento
  • Puberdade tardia
  • Anomalias da tireoide

Dicas para encontrar um bom endocrinologista infantil

Agora que você sabe mais sobre endocrinologia pediátrica, pode estar se questionando sobre como encontrar um bom especialista. Nesse sentido, a dica para encontrar um bom médico que atue na área de endocrinologia infantil é fazer uma pesquisa completa para obter o máximo de informações para fundamentar a sua decisão.

Aqui na Clínica ADS você conta com um time de profissionais preparados para prestar a melhor assistência em endocrinologia infantil, cardiopediatria e outras especialidades para cuidar bem da saúde das crianças.

Entre em contato conosco e agende seu horário!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Clínica ADS Cardiovascular
Enviar via Whatsapp