Estresse e coração: como essa relação pode ser fatal

Estresse e coração: como essa relação pode ser fatal

Estresse e coração: como essa relação pode ser fatal

Que o estresse é um dos grande inimigos do coração muita gente já sabe. Essa doença psiquiátrica que já se tornou uma epidemia mundial consegue prejudicar o funcionamento do sistema cardíaco gradualmente. Se algo não for feito, o coração entra em colapso e o indivíduo pode morrer. Ter boa informação é uma das formas de evitar o problema que a relação estresse e coração pode causar.

Vamos entender agora como essa relação funciona e de que maneira ela pode ser prejudicial ao nosso sistema cardíaco.

Como o estresse afeta o coração?

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. Temos muitas questões para nos preocuparmos como a violência, a crise financeira, entre tantas outras que surgem no dia a dia. Enfim, todos estamos expostos a algum nível de estresse. E qual o risco que isso oferece?

Quando estamos estressados, o cérebro libera uma substância chamada cortisol. Ele faz com que os batimentos cardíacos aumentem e isso, para quem já possui um problema cardíaco ou cardiovascular pode ser fatal. Além disso, o cortisol também é capaz de prejudicar o nosso sistema imune que é, justamente, a nossa capacidade de combater doenças e outros problemas que podem aparecer.

A estatística é significativa: quando os níveis de cortisol estão muito elevados na corrente sanguínea, a chance de morte é 5 vezes maior.

Como evitar o problema?

Tente ao máximo evitar situações de estresse. Como? No trabalho, tente se planejar, faça checklists de tudo o que precisa fazer naquele dia. Antes de dormir, anote tudo o que precisa providenciar no dia seguinte. Praticar exercícios é essencial, de preferência, um que você goste e sair com os amigos e bater um bom papo é uma das melhores indicações.

 

Além dessas mudanças de hábitos, existem outras coisas que precisam ser modificadas. Aqui no Brasil, temos a cultura de visitar o médico apenas quando estamos doentes. Vá com regularidade ao médico e faça os exames necessários como forma de prevenção. Assim, a sua qualidade de vida será muito melhor.

Agende sua consulta e cuide-se!

Facebook/ Instagram / Whatsapp

Mais postagens do Blog? Clique aqui.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Clínica ADS Cardiovascular
Enviar via Whatsapp