fadiga

Fadiga, da série: Alertas do coração.

O estresse do dia a dia e a necessidade de fazer diversas  atividades ao mesmo tempo podem fazer a fadiga perturbar a rotina, o que torna difícil até mesmo atividades corriqueiras. No entanto, nem sempre essa fadiga quer dizer que você está precisando apenas de um descanso. Confira as doenças que podem estar por trás dessa sensação de cansaço incessante:

1. Anemia
  2. Alergia ao glúten
  3. Diabetes
  4. Distúrbios da tireoide
  5. Síndrome da fadiga crônica
  6. Depressão
  7. Doenças cardíacas

A fadiga é o primeiro sintoma que indica que algo não está bem com o seu coração. Quando ele está fraco ou dilatado, não bombeia o sangue com eficiência, causando a fadiga. Por isso, a fadiga é o primeiro sintoma de inúmeras doenças cardíacas: angina, infarto agudo do miocárdio, pós-infarto, artérias entupidas, pressão alta, insuficiência cardíaca, arritmia, doenças valvulares, fibrilação atrial, entre outras.

O sangue chega muito devagar em todas as partes do organismo, inclusive no cérebro, o que favorece o aparecimento do Alzheimer.

Causas

Pare um pouco e repense todos os seus hábitos de vida. O que pode estar por trás de seu cansaço? Fazer-se essa pergunta é o primeiro passo para identificar as possíveis causas de um sintoma muito comum: a fadiga. Em geral, a maioria dos casos de fadiga pode ser atribuída a três grandes fatores: estilo de vida, condições de saúde e problemas psicológicos. Confira as principais possíveis causas para cada um desses fatores:

Estilo de vida

• Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
  • Consumo excessivo de cafeína
  • Uso e abuso de drogas recreativas
  • Excesso de atividade física
  • Sedentarismo e inatividade
  • Falta de sono em geral
  • Medicamentos, como anti-histamínicos e xaropes para tosse
  • Hábitos alimentares pouco saudáveis e dietas não balanceadas

Por isso, a clínica ADS ressalta importância do check-up, principalmente a partir dos 40 anos.