O teste ergoespirométrico também chamado de Teste Cardiopulmonar de Exercício é a associação de um teste ergométrico convencional com a avaliação integrada das respostas cardiovasculares, respiratórias e metabólicas. Durante o exame é realizada a análise do ar expirado pelo paciente, que serve para especificar medidas diretas de parâmetros respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.
A Ergoespirometria é um exame indicado tanto para atletas em busca de desempenho, pessoas saudáveis que estão iniciando uma atividade física intensa, quanto pacientes cardíacos ou que possuem fatores de risco cardiovasculares associados, mesmo que assintomáticos, como hipertensão, diabetes e colesterol alto, também é muito importante para pacientes que já passaram por eventos cardiovasculares, como o infarto.
Com a Ergoespirometria é possível estimar quais as chances de um paciente já diagnosticado com alguma patologia cardíaca ou mesmo assintomático desenvolver algum problema cardiovascular no futuro.
O teste é realizado na esteira ergométrica ou na bicicleta estacionária e a análise gasimétrica é realizada com auxílio de uma máscara facial ou sistema bucal. O paciente é monitorizado durante todo o exame com eletrocardiograma, oxímetro de pulso e medidas da pressão arterial. O tempo de exercício varia de 8 a 12 minutos baseado em um protocolo individualizado, e é uma prova de esforço máximo. Com aumento progressivo da carga de esforço, o objetivo é o cansaço subjetivo máximo. Não havendo nenhuma intercorrência, quem determina o final do teste muitas vezes é o paciente, mesmo já tendo atingido a frequência cardíaca máxima esperada.
A ergoespirometria tornou-se popular na área da medicina do esporte, uma vez que é importante ferramenta para otimizar e individualizar treinamentos, além de detectar doenças cardiovasculares, pulmonares e/ou musculares que possam limitar o desempenho do atleta, entretanto, é consenso hoje que a prática de exercícios físicos é fundamental para a prevenção e reabilitação de pacientes cardíacos ou com risco cardiovascular. Para isso, assim como acontece com os atletas, é necessário identificar exatamente qual a intensidade ideal e segura de treinamento. O que é realizado pela ergoespirometria.
Então a ergoespirometria é superior ao teste ergométrico convencional?
Sim, sem dúvidas. O teste ergométrico convencional, a avaliação é cardiocirculatória com análise do ECG, pressão arterial, nível de cansaço subjetivo, queixas clínicas e estimativa por fórmulas de variáveis respiratórias/ metabólicas. Já a Ergoespirometria permite a avaliação global das respostas ao exercício envolvendo os sistemas cardiovascular, respiratório, hematopoético, e músculo esquelético. É uma avaliação predominantemente CARDIOPULMONAR.
Na Clínica Ads você realiza o seu teste ergoespirométrico com os melhores especialistas e a melhor estrutura.
Deixe um comentário