Distúrbios da tireoide

Os Distúrbios da Tireóide, saiba mais!

 

tireoide

O que são Distúrbios da tireoide?

Como distúrbios da tireoide são condições que afetam a tireoide, como uma glândula em forma de borboleta localizada na parte inferior do pescoço. A tireoide tem um papel importante na regulação de numerosos processos metabólicos de todo o corpo.

Porque diferentes tipos de distúrbios podem afetar a estrutura ou a função da tireoide?

Distúrbios da tireoide são condições que afetam a tireoide, uma glândula em forma de borboleta localizada na parte inferior do pescoço. mais a tireoide tem um papel importante na regulação de numerosos processos metabólicos de todo o corpo.

Porque a glândula tireoide é importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Ela se situa na parte inferior do pescoço, bem perto de onde começa o osso esterno. Está apoiada na traqueia bem ao lado da artéria carótida.

A tireoide possui dois lobos, o esquerdo e o direito, que juntos assumem o formato de uma borboleta de asas abertas ou de um escudo. Na verdade, seu nome deriva da palavra grega thureós que significa escudo.

Como diferentes tipos de distúrbios podem afetar a estrutura ou a função da tireoide.

Os distúrbios da tireoide ocorrem quando essa glândula pára de funcionar corretamente, podendo produzir mais ou menos hormônios do que o normal.

Uma vez que a glândula tireoide é controlada pela glândula pituitária no e pelo hipotálamo, distúrbios nestes tecidos também podem afetar a função da tireoide.

Existem quatro tipos principais de doença da tireoide:

  • Hipertireoidismo (excesso de hormônio da tireoide)
  • Hipotireoidismo (redução de hormônio da tireoide)
  • Nódulos e Bócio benignos da tireoide (não cancerígena)
  • Câncer da tireoide.

Cada distúrbio da tireoide tem seu tratamento específico. No hipotireoidismo, o tratamento é com reposição do hormônio tiroxina (T4), através de comprimidos todos os dias.

No hipertireoidismo, o tratamento ocorre com medicações que impedem a fabricação de hormônios tireoidianos.

Quando estes medicamentos não são suficientes, pode ser necessário utilizar dose de iodo radioativo ou até mesmo cirurgia para a retirada de tireoide (cirurgia chamada de tireoidectomia).

Facebook/ Instagram / Whatsapp

Mais postagens do Blog? Clique aqui.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Clínica ADS Cardiovascular
Enviar via Whatsapp