Pele seca? Atenção para este sintoma!

A glândula tireoide se encontra no pescoço, na frente da traqueia. Trata-se de um pequeno órgão em forma de borboleta que exerce um papel fundamental no funcionamento do organismo. Ela pode apresentar pele seca, quando a disfunção é o hipotireoidismo.

É preciso muito cuidado, pois se você deixar o tempo passar e não tratar este problema de saúde, pode ser gerado um quadro de saúde delicado.

O problema é que as pessoas com hipotireoidismo demoram a descobrir a doença, já que os sintomas associados podem estar relacionados a outras patologias.

Em síntese, ela armazena e libera hormônios essenciais para os tecidos e órgãos do nosso corpo.

Sendo assim, hoje vamos apresentar um sinal muito comum de quem sofre hipotireoidismo, pele seca.

Hipotireoidismo

Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que provoca a redução gradativa da glândula;
Falta ou excesso de iodo na dieta.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide.

Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo.

Os pacientes com hipotireoidismo possuem a pele seca, pálida e de tom amarelado. Além disso, também podem apresentar queda de cabelo e unhas fracas.

É possível prevenir o hipotireoidismo?

A princípio, até o momento não se sabe de que forma é possível prevenir essa doença.

Sendo assim, o mais recomendável é controlar os níveis de iodo na dieta e adequar a uma quantidade que não afete a glândula tireoide.

Seja como for, caso queira uma opção de prevenção, procure ajuda médica para adotar uma dieta baixa em iodo.

Agende sua Consulta com nossa Endocrinologista!
Preencha este formulário que em breve entraremos em contato para maiores informações ou clique no link do whatsapp, abaixo.

Facebook/ Instagram / Whatsapp