doresnopeito

Série: Alertas do Coração. – Dor no peito

A dor no peito, ou dor torácica, é um sintoma frequentemente associado à angina ou ao infarto, doenças cardiovasculares graves. No entanto, também pode ser causado por distúrbios psiquiátricos ou doenças que atingem o estômago, esôfago, pulmão e a caixa torácica (esqueleto e músculos).

Um estudo realizado no ano 2000, pela Universidade de Michigan — EUA, avaliou, entre 400 pacientes com dor no peito frequente, que somente 11% possuíam problemas cardíacos. O diagnóstico da pesquisa mostrou que em 53% dos voluntários não foram encontradas causas definidas para a dor e nos outros 36% os sintomas são originados por problemas nos músculos ou esôfago. Ainda sim, doenças crônicas não transmissíveis, como se encaixam os distúrbios no coração, correspondem a 72% dos óbitos no Brasil, portanto não se deve ignorar sintomas como aperto ou desconforto no peito.

A intensidade da dor pode variar de incômodos leves à sensação de aperto, pressão ou queimadura no peito. Em casos graves, a dor se espalha ao pescoço, mandíbula, costas e braços. Os indivíduos devem ir ao hospital quando a dor se prolongar por mais de 20 minutos ou estar associada a outros sintomas, como tonturas, suores frios, dificuldade de respirar e dor de cabeça. Dependendo da causa, a doença pode evoluir e piorar o estado de dor no peito ou levar ao óbito.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Clínica ADS Cardiovascular
Enviar via Whatsapp