3 Formas de prevenir doenças cardíacas

As doenças cardíacas são um mal que atinge cerca de 14 milhões de brasileiros.

Para conseguir mudar essa triste realidade do país é necessário que as pessoas comecem a se prevenir. A melhor forma de prevenção é o check-up no mínimo anual. Esse check-up deve incluir exames essenciais como eletrocardiograma, ecocardiograma e MAPA.

Quais são as doenças do coração mais comuns?

As doenças cardíacas mais comuns são as que mais preocupam os médicos, pois elas atingem um número maior de pessoas. Algumas das doenças do coração mais comuns são: aneurismas, tromboses, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, cardiopatias, bradicardia e arritmias.

Prevenindo as doenças cardíacas

Felizmente, muitas dessas doenças podem ser controladas e evitadas com algumas mudanças de hábitos. Hoje iremos falar um pouco mais sobre 3 formas de prevenir doenças cardíacas. Confira logo abaixo!

Evite o excesso de sal

O excesso de sal pode causar a famosa hipertensão, que se não tratada e acompanhada por um cardiologista pode evoluir para doenças mais graves. Os principais sintomas da hipertensão são dor na nuca, dor de cabeça e dor no peito.

Mas, calma! Quando falamos para reduzir o sal não quer dizer todo ele. Experimente usar mais temperos naturais para dar sabor à comida e quando se der conta já terá diminuído muito a quantidade.

Além do sal, evite também o excesso de açúcar e alimentos processados, pois estes também contém sódio.

Pratique atividades físicas diariamente

Que as atividades físicas fazem bem à saúde todo mundo já sabe, mas você já se perguntou o por quê?

A prática de atividades físicas diariamente faz com que a oxigenação no cérebro seja aumentada. O oxigênio está para o nosso cérebro como a ração está para o nosso pet. Ou seja, o cérebro é o responsável por todos os comandos do nosso corpo e ele precisa de energia para que esses comandos sejam realizados. E é o oxigênio que é responsável por fornecer a energia para o cérebro. O aumento da oxigenação no cérebro previne o AVC.

A atividade aeróbica é outra que auxilia na melhora da frequência cardíaca. O coração é um músculo que assim como qualquer outro do nosso corpo, quando trabalhado se torna mais resistente e menos suscetível a lesões.

Esses são apenas dois exemplos de como a atividade física atua no nosso corpo prevenindo as doenças do coração.

Não fume

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é o responsável por matar 3 milhões de pessoas anualmente. Esse número expressivo desperta a necessidade de parar de fumar.

Muitas pessoas ainda fumam por motivos de ansiedade e nada melhor para combater o problema do que tratando a causa. Se você fuma por ansiedade, procure um psicólogo e um psiquiatra para iniciar uma forma de tratamento o quanto antes.

Para finalizar

Após todas essas dicas muito importantes para a saúde do seu coração, a principal é: faça check-up regularmente.

Apenas um cardiologista pode te diagnosticar há tempo de uma doença não se tornar séria e com o tratamento mais adequado.