Como a tecnologia pode apoiar a saúde do coração?

Cuidar da saúde do coração é importante em nossas vidas. As doenças cardiovasculares são um grande problema na nossa sociedade, e os hábitos e estilos de vida desempenham um papel importante no seu aparecimento e exacerbação. É preciso alertar e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e, ao mesmo tempo, encontrar soluções para as demandas existentes.

A tecnologia tem se mostrado uma forte aliada nesse cenário, facilitando ações preventivas e promovendo tratamentos mais eficazes.

Qual é a importância da saúde cardiovascular?

O sistema cardiovascular é responsável por transportar o sangue por todo o nosso corpo, garantindo, por exemplo, um suprimento adequado de nutrientes e oxigênio, além de remover os resíduos metabólicos. Cuidar da saúde é essencial para a qualidade de vida, bem-estar e prevenção de doenças que já atingem milhões de pessoas e podem levar à morte. Ao contrário do que se pensa, é importante prevenir e manter acompanhamento médico ao longo da vida. As consultas com cardiologistas podem ser feitas anualmente, por exemplo, para quem não tem requisitos de maior frequência. Além disso, é preciso cultivar bons hábitos e cuidar da saúde física e mental, pois já foi comprovado que fatores como o estresse também contribuem para o desenvolvimento de doenças nessa área. Vale lembrar também que os riscos de doenças cardiovasculares aumentaram consideravelmente por conta do coronavírus. As pessoas que sofrem com esses problemas correm o risco de contrair o COVID-19, portanto, você precisa ter cuidado extra. Ainda há muito a aprender sobre o vírus e suas variáveis. Mesmo com as vacinas, os cuidados extras não devem ser negligenciados.

Qual é o panorama da evolução tecnológica na saúde?

Você já ouviu termos como saúde digital ou saúde 4.0? Apesar da especificidade de cada um, todos apontam para uma mesma realidade: a tecnologia está cada vez mais entrelaçada com as práticas de cuidado, trazendo uma série de mudanças para a região. O fato é que os recursos tecnológicos afetam nossa relação com a saúde, desde o agendamento de consultas até o acompanhamento e investigação de casos graves, até salvando vidas. Várias mudanças já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, enquanto outras ainda não estão tão disponíveis. Há operações e novidades extremamente interessantes chegando, mas para alcançá-las, a saúde pública deve ser combatida de forma mais ampla. As pesquisas não param e novas descobertas são feitas o tempo todo, por isso é importante se manter informado e informado. O conhecimento do assunto é necessário não só para cuidar do nosso próprio bem-estar, mas também para encontrar soluções eficazes que beneficiem toda a população.

Como a tecnologia pode ser aplicada em função da saúde do coração?

Obviamente, quando se trata de cuidados cardiovasculares, também existem algumas inovações e recursos que se destacam. A tecnologia é usada para identificar e analisar necessidades e também para melhor monitorar os indivíduos, prevenir doenças ou reduzir a mortalidade. Abaixo estão exemplos de como fazer isso.

Acessórios de monitoramento

Os acessórios de monitoramento são acessórios especificamente projetados para monitorar condições cardiovasculares. Exemplos disso incluem cintos, relógios e pulseiras que usam sensores para monitorar a frequência cardíaca e a atividade. Alguns ainda registram e enviam informações para o software, mas é importante obter informações suficientes sobre as características específicas, finalidade de uso, funções e tempo de relatório de cada produto.

Agendamentos e Resultados Online

A Telemedicina oferece diversos recursos para facilitar a prevenção e o acompanhamento de doenças cardíacas. Algumas avaliações ainda exigem testes e uma consulta presencial, mas as pessoas podem marcar uma consulta de maneira conveniente e otimizada e ver os resultados online. Diversos laudos de exames já podem ser disponibilizados online em plataformas seguras que garantem privacidade e comodidade. Os oficiais também têm acesso fácil a materiais e podem usar a tecnologia para discutir casos com colegas em todo o mundo.

Novas Formas de Diagnóstico e Cirurgia

Existem procedimentos tanto no diagnóstico quanto na cirurgia que visam um melhor acesso e resultados mais efetivos. Há operações que são feitas apenas por meio de pequenas incisões, sem a necessidade de abrir o tórax do paciente, por exemplo. Isso já contribui para uma recuperação muito mais suave. Os médicos contam com recursos de vídeo ou mesmo sistemas robóticos para monitorar e controlar todo o processo. Cientificamente, a tecnologia permite refinar os detalhes e identificar até mesmo pequenos problemas, o que facilita a prevenção e o tratamento antes que eles se agravem. Em geral, são realizados vários estudos nesta área, onde são pensadas soluções cada vez mais inovadoras.