Os efeitos do exercício no corpo
Para falarmos sobre os exercícios físicos contra o câncer é interessante começarmos pelos efeitos que o ato de se exercitar traz nosso corpo como um todo.
Por exemplo, quando você começa a fazer uma atividade física, seus músculos passam a trabalhar mais e exigem mais oxigênio do sistema respiratório. Com isso, os seus batimentos cardíacos aumentam, já que o bombeamento do sangue precisa ocorrer com maior intensidade para fornecer oxigênio aos músculos.
Esta é apenas uma parte do que acontece quando você se exercita, mas é uma forma fácil de percebermos como um fator leva a outro durante uma atividade física.
Nesse sentido, podemos ver que há o uso e o maior funcionamento de diversos sistemas do corpo, levando a liberação de substâncias e produção de hormônios ao longo das práticas.
O mais interessante é que os resultados positivos do exercício atuam de diferentes maneiras em nosso organismo. Seja pela do humor, o fortalecimento cardiovascular ou ainda suas vantagens na prevenção contra doenças cancerígenas, as atividades são grandes aliadas no dia a dia. Na seções a seguir, você vai entender melhor o assunto e ainda descobrirá dicas práticas para a sua rotina.
Exercícios contra o câncer: recomendações e pesquisas
Agora que você já conhece um breve exemplo sobre o funcionamento do corpo durante a atividade física, é hora de abordarmos os benefícios dos exercícios contra o câncer.
Primeiramente, é interessante termos uma visão geral, na qual a constatação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) se enquadra perfeitamente. Confira:
A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama.
Em segundo lugar, vale ressaltar um recente estudo do American College of Sports Medicine mostrou que a prática regular de exercícios físicos pode reduzir em até 20% a chance de uma pessoa desenvolver diferentes tipos de tumores.
Exercícios contra o câncer: dicas na prática
Tendo em vista os dados apresentados e a importância das práticas na prevenção do câncer, podem surgir dúvidas quanto ao tempo de exercício, o tipo de atividade e a intensidade a ser adotada.
Antes de pensar nessas questões, o mais importante é decidir abandonar os hábitos sedentários. No Guia de Atividade Física para a População Brasileira temos uma série de exemplos sobre esse tópico, em especial no que tange tempo em frente às telas (celular, tv, tablet, etc).
Já quanto a dúvida sobre o tempo de exercício, de forma geral é recomendado ao menos 150 minutos por semana. Porém, cada indivíduo tem seu ritmo. Agora, no sentido de definir qual a intensidade e o tipo de atividade, o ponto central é pensar na sua segurança. Veja mais na próxima seção.
Cuidados que você precisa ter
Apesar dos inúmeros benefícios dos exercícios físicos contra o câncer, é sempre importante consultar um médico para praticar as atividades mais indicadas de acordo com o seu perfil.
Pensando nisso, para saber qual é o seu condicionamento físico e montar um plano de atividades adequado, você pode realizar exames como a ergoespirometria conversar com um profissional para fazer o cálculo da zona de treino.
Conte com a Clínica ADS para ter atendimento integrado em medicina esportiva. Aqui você encontra uma infraestrutura completa e um time de médicos qualificados em diferentes especialidades, tudo com a segurança e confiabilidade que você precisa.
Fale conosco!
Deixe um comentário