Como estruturar uma rotina de atividades físicas?

Como estruturar uma rotina de atividades físicas?

Segundo especialistas, atividades físicas são importantes para fortalecer o sistema imunológico. E por conta da nova rotina imposta, através do isolamento e do funcionamento apenas dos serviços essenciais, muitos têm deixado essa prática de lado.

Mas fazer exercício físico é necessário?

Claro que sim. A atividade física feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico. Outros fatores também colaboram para fortalecer o sistema imunológico, como dormir bem, controlar o stress e ter uma alimentação balanceada e sem dietas restritivas. De acordo com psicólogos do esporte, existem algumas mudanças na rotina para estruturar uma rotina de atividades físicas

1. Encontre um treino que você goste

Encontrar um exercício físico que proporcione prazer e satisfação é o primeiro passo para iniciar e manter uma rotina que inclua essa atividade. Nem todas as pessoas gostam dos mesmos tipos de exercício e, por isso, é preciso avaliar as opções disponíveis e escolher a mais motivadora a longo prazo. Alguns fatores podem influenciar essa escolha, como o local de prática, que tipo de habilidades são utilizadas. 

2. Escolha exercícios em que você seja bom

Mesmo que o tipo de atividade física escolhida não seja fácil, o fato de ser bom na atividade pode ser ainda mais motivador para o praticante. 

3. Coloque os exercícios na agenda

Estabelecer metas para a realização de exercícios físicos semanalmente é importante para o período de adaptação, inserindo-os na agenda como qualquer outro compromisso. O planejamento da semana deve incluir tempo para a realização dessas atividades e as expectativas devem ser razoáveis, três a cinco dias por semana já são um bom começo.

4. Divida o treino em períodos curtos

É possível se exercitar mesmo que não se tenha uma hora inteira disponível para isso todos os dias. Em vez de deixar de lado a possibilidade de realizar atividades físicas por falta de tempo, uma estratégia é dividir as práticas em períodos menores, mais vezes ao dia. Dois exercícios de 15 minutos, somam meia hora ao final do dia. 

5. Tenha metas a longo e curto prazo

Estabelecer metas a longo prazo, como a perda de peso ou correr uma maratona, pode ser uma forma de se manter motivado. Porém, para alcançar esses objetivos, metas menores podem ser estabelecidas, o que torna mais fácil acompanhar o progresso do corpo. Aumentar gradualmente a dificuldade do exercício realizado facilita chegar ao resultado.

6. Faça dos exercícios a primeira tarefa do dia

Exercitar-se de manhã faz com que as chances de criar desculpas para não o fazer sejam menores. Ao final do dia, é normal que as pessoas estejam mais cansadas e tenham menos vontade de fazer atividades físicas. Além disso, muitas pessoas relatam mais disposição para as tarefas rotineiras quando se exercitam no início do dia. Quando realizados pela manhã, os exercícios físicos podem contribuir para a redução da pressão arterial noturna e melhorar a qualidade do sono.

7. Use a música ao seu favor

Um estudo publicado no International Journal of Physiology, Pathophysiology and Pharmacology aponta que músicas animadas podem contribuir para uma maior duração dos exercícios físicos sem exigir muito esforço do praticante. Os estímulos provocados pela alteração de humor e pelos movimentos rítmicos podem ser o fator positivo por trás desse truque. Para os corredores, ouvir uma música com ritmo mais rápido pode ajudar a acelerar o passo, de acordo com uma pesquisa publicada na Sports Medicine: Open.

Outra estratégia possível é ouvir podcasts e áudio-livros durante exercícios mais leves, já que essa distração pode funcionar como uma recompensa e um estímulo para a atividade física.

Com essas dicas talvez seja mais fácil, de agora em diante, você ter uma rotina assídua de atividades físicas – algo que vai trazer diversos benefícios para sua saúde, auto-estima e bem estar geral.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.