Como as atividades físicas ajudam na prevenção de doenças cardíacas?

Sabemos que a prática de atividades físicas traz uma série de benefícios contra doenças cardiovasculares, mas será que temos noção do impacto desse hábito em nosso dia a dia?

Estudos apontam que indivíduos que se exercitam regularmente têm taxas de morte até 35%* menores em comparação às pessoas sedentárias.

Sendo assim, que tal levantar da cadeira e se mexer mais?

Pensando nisso, no post de hoje vamos lhe dar 4 dicas importantes para que você fique atualizado sobre o assunto. Serão 3 dicas sobre os benefícios do exercício físico contra doenças cardiovasculares e uma dica bônus voltada para a sua rotina.

As maiores vantagens das atividades físicas

1. Redução da pressão arterial – Quando você se exercita, seu coração trabalha para bombear mais sangue pelo corpo todo. Ao praticar exercícios físicos regularmente, você favorece o fortalecimento do seu coração, o que faz com que ocorra uma redução do esforço para o bombeamento sanguíneo, ou seja, uma redução da pressão arterial.
  2. Ajudam a melhorar o colesterol – Além da circulação, vários outros mecanismos de nosso corpo são ativados quando praticamos atividades físicas. Um exemplo disso é o estímulo a ação do sistema enzimático para produzir substâncias que aumentem o colesterol bom (HDL) e metabolizem o colesterol ruim (LDL). Esse processo ocorre com o propósito de de evitar que gorduras se acumulem nas paredes arteriais.
  3. Aumentam o condicionamento físico e mental – Assim como as atividades físicas fazem bem para o corpo, aumentando a resistência e flexibilidade muscular, elas também trazem muitos benefícios para a mente. Por exemplo, sabe aquela sensação de de bem-estar que sentimos após uma corrida ou uma caminhada? Ela é fruto da liberação de serotonina e endorfina pelo seu corpo.

Dica bônus

4. Para aproveitar o máximo o poder das atividades físicas para prevenir doenças no coração, saiba mais sobre as zonas de treino e descubra como elas podem lhe ajudar.

*comparação entre indivíduos sedentários e pessoas que tiveram gastos maiores ou iguais a 2.000 calorias com exercícios físicos.