Exames cardiológicos à domicílio: O que é preciso saber?

Exames cardiológicos à domicílio: O que é preciso saber?

Quando se trata de cuidar da sua saúde, comodidade e eficiência são fundamentais, pensando nisso, a Clínica ADS, com mais de 20 anos de experiência em cuidados cardíacos em Salvador, trouxe uma novidade: Realização de exames à domicílio com foco em diagnóstico e monitoramento de pacientes.

Segundo levantamento divulgado pelo NEAD (Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar), em 2014 a assistência domiciliar atingiu mais de 1 milhão de brasileiros.

E espera-se que esse número aumente à medida que a população envelhece, levando a um aumento nos casos de doenças crônicas.

Nesse cenário, a maior demanda por consultas, atendimentos e exames à domicílio pode ser atendida com o apoio da tecnologia, incluindo telemedicina e mensagens remotas. A prestação de atendimento home care já atinge uma parcela considerável da população em nosso país.

Home care: O que é?

Home care é a prestação de cuidados de saúde em casa, geralmente indicados por um médico para uma continuação mais conveniente do tratamento.

Esse atendimento costuma ser feito por uma equipe multidisciplinar e pode incluir consultas, exames à domicílio, medicamentos e até internação.

Para viabilizar a internação, estabelece-se uma instalação com equipamentos de suporte à vida e/ou monitoramento remoto nas residências dos pacientes que, embora estáveis, necessitam de cuidados médicos contínuos.

Entretanto, a modalidade mais comum de atendimento domiciliar é a clínica domiciliar, indicada para pacientes crônicos ou pessoas com dificuldade de locomoção.

Como funciona o Home Care

Os serviços de atendimento domiciliar são diversos e, por isso, funcionam de acordo com as necessidades do paciente. Este, por sua vez é diferente do cuidado prestado por cuidadores, embora muitos pacientes necessitem de ambos os tipos de serviços.

A atenção domiciliar requer conhecimento técnico em saúde para realizar procedimentos específicos – como administração de medicamentos e realização de exames – que os familiares, por exemplo, não seriam capazes de realizar.

Dependendo do caso, o atendimento domiciliar pode consistir em visitas regulares a profissionais de saúde ou acompanhamento intensivo que avalia o andamento do tratamento.

Já as atividades dos cuidadores incluem assistência básica a pessoas acamadas ou com condições patológicas que limitam sua mobilidade e independência, o que requer suporte nas atividades diárias.

Assistência médica domiciliar

Os serviços domiciliares acontecem através de profissionais que visitam as casas de pacientes acamados ou que necessitam de cuidados intensivos.

Os serviços domiciliares oferecidos com mais frequência são:

1. Consulta

O atendimento pode ser de rotina, para pacientes acamados, ou de emergência, acionado a qualquer momento.

2. Realização de exames à domicílio

Nesses casos, é normal que um médico compareça à residência acompanhado de um técnico de enfermagem que fará exames de sangue e exames de diagnóstico.

3. Monitoramento remoto

É indicado em pacientes que necessitam de acompanhamento constante, como pacientes que adquiriram sequelas após eventos como acidente vascular cerebral (acidente vascular cerebral), infarto ou debilitação.

Exames à domicílio

A Clínica ADS oferece a realização de exames à domicilio, como ECG, Holter e MAPA. Uma oferta diferenciada de serviço para o paciente que  por algum motivo, não pode se deslocar até a clínica.

Esses exames são fundamentais para a monitorização e a avaliação da saúde do coração, ajudando a detectar possíveis problemas cardíacos, possibilitando o tratamento precoce e o acompanhamento frequente de pacientes já diagnosticados.

Os resultados ficam disponíveis em até 1 hora, disponível na nuvem, para sua consulta.

Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça essa e outras facilidades oferecidas pela Clínica ADS.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.